Aumentar suas vendas com o Facebook pode ser extremamente benéfico e resultar em um retorno em investimento além de seus sonhos. Mas para isso, é necessário saber o que está fazendo. Em nosso post de hoje, estão 8 dicas valiosíssimas de como fazer com que as suas ações no Facebook se tornem mais rentáveis.
Outro fator que mostra a importância das mídias digitais para vendas é que mais de 50% dos americanos afirmam que o Facebook influência na hora da decisão da compra.
Pensando nisso, selecionamos oito dicas que podem ajudar a potencializar as campanhas online:
Atualize o perfil do seu público
Antes de criar anúncios impactantes, você precisa saber quem são os seus atuais e potenciais clientes. Use as Informações do Público para analisar o perfil demográfico do seu público, a localização, dados como interesses, estilo de vida e comportamento de compra. Depois, monte um perfil do seu público-alvo. A base para o alcance do anúncio pode ser, por exemplo, mulheres que gostam de marcas de varejo de alto padrão e que vivem em determinadas regiões do país.
Identifique os seus principais segmentos de público
Quando souber as características do seu público-alvo, pense em segmentos dentro desse grupo com os quais você quer falar até a chegada do fim de ano. Você vai focar em se conectar com clientes fiéis, com novos clientes ou com ambos? Divida o seu público-alvo em segmentos para poder planejar campanhas distintas que terão repercussão em cada grupo.
Reforce a sua mensagem
O pixel do Facebook e o SDK são trechos de código que, quando adicionados a sites e aplicativos móveis, respectivamente, permitem que os anunciantes alcancem os visitantes do seu site e aplicativo com anúncios direcionados no Facebook.
Assim, se alguém pesquisou relógios no seu aplicativo móvel mas não finalizou a compra, você pode direcionar um anúncio automaticamente sobre aquele produto específico para essa pessoa. Certifique-se de que a equipe de engenharia do seu site configura corretamente o pixel e o SDK antes do fim de ano.
Descubra o caminho de conversão do seu cliente
O código do pixel e do SDK também te ajudam a entender os caminhos dos clientes até a conversão. Isso te permite adaptar as campanhas aos seus clientes, dependendo do comportamento deles durante a compra. Depois de configurar as ferramentas, analise os dados do dispositivo de conversão no Gerenciador de Anúncios ou no Power Editor para saber quais são os dispositivos usados pelos seus clientes quando veem os seus anúncios e quais são usados quando compram.
Pode ser que você descubra que seus clientes tendem a ver os seus anúncios no iPhone e façam a compra mais tarde no desktop. Esses dados permitem planejar futuras estratégias de divulgação já que disponibilizam informações de tráfego digital.
Crie uma experiência agradável para dispositivos móveis
No ano passado, cerca de metade do tráfego de compras online veio de celulares e 56% das vendas foram influenciadas por dispositivos móveis. Ainda assim, as pessoas tendem a finalizar as compras em desktop ou tablet, não em celulares. Você pode mudar esse cenário. Para isso, certifique-se de que o criativo do anúncio fica bem em telas menores. Em seguida, clique nos anúncios para ver onde pode melhorar a experiência de compra. Com isso, a chance de conversão do cliente em diferentes equipamentos também aumenta.
Divida estrategicamente o seu orçamento
No fim do ano, os varejistas promovem diferentes eventos como Black Friday, Cyber Monday, além das campanhas mais gerais. Nessa época é importante manter anúncios ativos para criar um relacionamento consistente entre marca e as pessoas. Por isso, as empresas devem considerar dividir o orçamento de acordo com as ações planejadas durante os eventos do último semestre do ano.
Teste tipos de criativo e anúncios
Utilize o tempo antes do fim de ano para testar diferentes formatos de criativo e de anúncio com os seus segmentos de público. Os seus clientes são mais receptivos a imagens ou vídeo? Teste diferentes imagens, textos e chamadas para ação para saber o que tem melhor impacto no seu público antes do início das compras de fim de ano.
Prepare seu catálogo de produtos
Varejistas com extenso portfólio e que desejam utilizar anúncios de produto dinâmicos durante o fim de ano precisam preparar e carregar no Facebook o seu catálogo. Eles contêm uma lista dos produtos que você deseja anunciar, a sua disponibilidade, a URL do produto, a URL da imagem e outras características. Se você já está anunciando o seu catálogo de produtos em outras plataformas, pode carregar o mesmo catálogo no Facebook.
Para obter mais dicas sobre a como aumentar suas vendas com o facebook, confira esse material especial que preparamos.
Até breve.
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